Blog do JefersonJS

Windows ganha nova cara em micro da HP

Posted on: 08/06/2008

 

O TouchSmart, micro de mesa com tela sensível ao toque, usa uma interface gráfica própria da HP.

A primeira versão desse micro começou a ser vendida nos Estados Unidos em janeiro do ano passado, quando foi lançado o Windows Vista. Algumas semanas antes, Bill Gates havia apresentado o produto durante sua palestra no Consumer Electronics Show. Agora, o computador da HP chega à sua segunda geração, ainda sem previsão de lançamento no Brasil. Com CPU embutida no monitor, ele lembra o iMac, da Apple. Mas o TouchSmart tem tela sensível ao toque, raríssima em micros de mesa. Para explorar melhor esse recurso, a HP criou seu próprio software, que também se chama TouchSmart.

 

Quando o software TouchSmart não está rodando, o micro comporta-se como qualquer computador com Windows Vista. Quando entra em ação, o programa da HP sobrepõe-se à interface normal do Windows. É um papel comparável ao do Windows Media Center, que se sobrepõe ao Windows para facilitar o comando da máquina por meio de um controle remoto. Entre as tarefas que podem ser realizadas tocando a tela com os dedos estão coisas como recortar fotos, escolher CDs e filmes numa coleção e fazer anotações. Se você pensou no iPhone ao ler essa descrição, acertou em cheio aonde a HP quer chegar.

Mas note que o TouchSmart aceita um único toque de cada vez. A tela — diferentemente da do iPhone e da do Surface, da Microsoft — não é multitoques. A interface do Windows 7 deverá ser do tipo multitoques, mas essa versão futura do Windows não vai ficar pronta antes do final de 2009. Por enquanto, o que a Microsoft oferece para tela sensível ao toque em micros são os recursos de Tablet PC do Windows Vista. Criada essencialmente para uso com caneta (não com os dedos), a interface do tipo Tablet PC nunca alcançou grande popularidade. Daí o esforço da HP em criar sua própria interface por toque, com ênfase na facilidade de uso e nas aplicações de entretenimento. E, dado o enorme sucesso do iPhone, nada mais natural do que imitar, de leve, a Apple.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

RSS Noticia do Delette.NET

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Twittada

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Categorias

Arquivos

Visitas

site statistics PageRank

Estatistica

  • 231,605 Visitas desde 25/07/2008. Obrigado!
%d blogueiros gostam disto: