Blog do JefersonJS

Guia de uso do Windows Live Messenger 2009

Posted on: 10/02/2008

  • quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Por Willian Fonseca do Baixaki

Acaba de ser disponibilizada a nova versão do comunicador instantâneo mais utilizado em todo o mundo. O Windows Live Messenger 2009 chega com reformulações e melhorias em diversos aspectos, mantendo-se como o melhor aplicativo no gênero.

E você, já utilizou um mensageiro instantâneo? O Windows Live Messenger 2009 pode ser uma boa opção para começar. Este artigo guiará você em praticamente todos os passos fundamentais no uso do aplicativo, desde a adição do primeiro contato até suas funções mais inusitadas.

Obs: veja a matéria na integra

INSTALAÇÃO

O processo de instalação do programa e outros componentes opcionais do seu pacote é muito simples e não requer nenhum tipo de conhecimento adicional para o usuário. Siga corretamente os seguintes passos para instalar o seu novo Messenger:

Começando

Agora que você já instalou o programa, vamos ensiná-lo a entrar no serviço pela primeira vez. Antes de mais nada, insira seus dados corretamente para realizar o login, preenchendo os campos de endereço de e-mail e senha conforme cadastrados na instalação.

CONTATOS

Primeiros contatos

O que faz do Messenger um verdadeiro sucesso é a possibilidade de adicionar seus amigos à sua lista de contatos, conversando com todos instantaneamente. Para fazer isso, siga as seguintes instruções:

Clique na opção para adicionar novos contatos.

Uma solicitação será enviada ao seu novo contato. Assim que ele aceitá-la, será possível iniciar as conversas quando ambos estiverem online. Aprenda agora um pouco acerca da classificação dos seus contatos.

Muitas pessoas têm centenas de contatos pelo Messenger, o que pode tornar a separação deles um tanto quanto confusa. Por esse motivo, é interessante criar categorias para separar familiares, amigos, colegas de trabalho ou qualquer novo grupo criado por você.

Novas categorias de amigos

Para criar uma nova categoria de contatos, classificando-os de forma mais organizada, basta aplicar as seguintes configurações:

Adicione novas categorias de amigos ou colegas de trabalho.

Crie grupos de contatos

Uma das novas funções da versão 2009 do Messenger é a possibilidade de criar grupos de amigos. Ela funciona de modo semelhante às categorias, mas, neste caso, todos os contatos adicionados ao grupo podem se comunicar entre si, como em uma conversa entre diversas pessoas. A função é ideal para que todos os contatos do grupo possam trocar idéias e informações.

Para criar um novo grupo especial dentro dos seus contatos, o processo é muito simples:

Utilize a nova função para criar grupos.

MENSAGENS INSTANTÂNEAS

Agora que você já tem contatos adicionados à sua lista, comece a conversar com eles livremente e a qualquer momento. Para isso, basta clicar em um contato e, logo em seguida, digitar o seu texto da maneira que quiser, enviando-o com a tecla Enter.

Funções adicionais

Repare que logo abaixo da caixa de textos ainda não enviados há diversos botões coloridos e animados. Eles referem-se à pequenos smileys, também denominados de emoticons, que são na verdade carinhas engraçadas que expressam emoções e sentimentos.

Para demonstrar algum desses estados de humor, basta clicar sobre o botão para a função, escolher a imagem e enviá-la juntamente com o texto. Há, ainda, a possibilidade do envio de pequenas animações para o seu contato, através da opção ”Selecionar um wink”, situada logo ao lado dos emoticons.

Adicione emoticons em suas conversas.

Caso precise enviar algo muito importante para um amigo e gostaria que ele lesse a mensagem logo em seguida, é possível utilizar o recurso “Peça a atenção de todos nesta conversa”. A função faz com que sua janela salte no monitor do seu contato, tremendo e fazendo barulho para que ele a veja rapidamente.

Logo ao lado do recurso anterior está situada a função para a gravação de voz, que também pode ser ativada com a tecla F2. Com ela, é possível falar ao microfone enquanto mantém o botão pressionado, enviando a gravação diretamente para o seu contato.Faça belos desenhos à mão.

Escrevendo à mão

Repare que, no canto inferior esquerdo da caixa de texto, há um botão semelhante a uma caneta disponível.  Ele representa a função “Escrever e enviar mensagens manuscritas”, que serve, basicamente, para desenhar livremente com o mouse, modificando a espessura da caneta e alterando sua cor.

OUTRAS FUNÇÕES

O Messenger sempre foi um destaque entre o seu gênero devido à quantidade e, principalmente, funcionalidade das funções que excedem o serviço comum de mensagens instantâneas. Ele apresenta, em sua versão atual, opções para chamadas por voz, vídeo, envio e recebimento de arquivos, jogos online e diversas outras funções pertinentes a um programa dessa categoria.

Quer enviar uma foto, vídeo ou música diretamente para um contato enquanto conversa com ele? Com o Windows Live Messenger, essa tarefa requer apenas dois cliques, em um processo muito dinâmico e simplificado.

Exiba suas fotos!

Todas as funções apresentadas a seguir encontram-se na janela de conversa do aplicativo, em sua parte superior. O primeiro deles é para exibir suas fotos instantaneamente para seu contato. O recurso mostra, no topo da janela, as imagens adicionadas por ambos, com miniaturas para seleção no canto direito.

A nova função permite exibir fotos rapidamente.

Compartilhando arquivos

Utilizando o botão “Arquivos”, é possível enviar qualquer tipo de arquivo para o seu amigo, a partir de apenas dois cliques. Ao clicar no botão, selecione a opção “Enviar um arquivo ou uma foto”, escolhendo-o logo em seguida.

Utilize todas as funções presentes na janela.

Chamadas por vídeo e voz

As alternativas “Vídeo” e “Chamada” servem, respectivamente, para você exibir sua imagem em tempo real para o seu amigo, e vice-versa. O mesmo acontece para as chamadas de voz. Vale lembrar que é necessário ter uma webcam e um microfone funcionando corretamente no computador para fazer uso dessas duas possibilidades.

Com uma webcam e um microfone, converse ao vivo com seus colegas.

Jogos online

Outra função que sempre foi muito bem utilizada no Messenger é a quantidade de jogos online disponíveis. É possível entrar em partidas de diversos tipos enquanto você conversa com seu amigo, sem causar falhas ou nenhum tipo de problema.

Para acessar a lista de jogos, o processo é muito semelhante às outras funções existentes na janela de conversação. Basta escolher o botão referente à função, selecionar o game desejado e aguardar que seu contato aceite o desafio. Em alguns casos, alguns adicionais precisam ser instalados para que os jogos funcionem corretamente.

Converse com a galera!

Com as conversas em diversas pessoas, é possível continuar aquele papo iniciado na sala de aula ou realizar trabalhos para a faculdade em grupo, contando com a opinião de todos os contatos inseridos na janela. Para adicionar um novo contato, basta selecionar a opção referente à função e, logo em seguida, adicionar os amigos desejados.

Converse com vários amigos ao mesmo tempo.

Verifique seu e-mail

Visualizar as modificações no seu e-mail através do Messenger é muito simples. Repare no botão referente ao serviço localizado no canto direito da tela, como na imagem abaixo. Para verificar sua caixa de entrada de e-mails, basta clicar no botão. Caso você receba alguma mensagem de e-mail enquanto utiliza o programa, um balão aparecerá no canto inferior direito da tela.

PERSONALIZAÇÕES

Além de suas funções e características principais, muito do que o Messenger conquistou até hoje se deve às personalizações que o aplicativo permite. É possível modificar diversos aspectos do programa, deixando-o com a cara de cada usuário.

Primeiras modificações

As primeiras mudanças necessárias para personalizar o seu Messenger se referem ao seu nome, mensagem pessoal e foto, fazendo com que seus contatos saibam exatamente quem você é. Para modificar estas características, siga as seguintes instruções.

Clique no botão indicado.

Também é possível realizar tais mudanças clicando diretamente nos locais em que cada uma aparece, como o seu nome na janela principal do programa, bem como sua foto e mensagem pessoal. Ao utilizar o Messenger, você notará que praticamente todas as suas configurações principais encontram-se em diversos locais no aplicativo.

Mude seu nome e mensagem pessoal.

No local da sua mensagem pessoal, também é possível exibir para os outros contatos as músicas que você estiver ouvindo no momento, fazendo com que todos conheçam o seus gostos musicais. Para ativar a função, clique nas opções da mensagem pessoal e ative a alternativa “Ativar o que estou ouvindo”. Vale lembrar que, por padrão, a função reconhece as músicas executadas no Windows Media Player e Winamp.

Veja a matéria na integra aqui!
Anúncios

1 Response to "Guia de uso do Windows Live Messenger 2009"

SE VC NÃO ESTIVER VENDO A “ALTERAÇÃO DE MÚSICA” SENDO INFORMADA PELO MESSENGER, VÁ EM MEDIA PLAYER, EXIBIR, PLUGINS, E ATIVE “PLUG-IN DE MUSICA DO WINDOWS LIVE MESSENGER”
DESCOBRI SOZINHO, QUE INTELIGENTE, NÉ? RSRSRS
PENEI TBM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

RSS Noticia do Delette.NET

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Twittada

Erro: Assegure-se de que a conta Twitter é pública.

Categorias

Arquivos

Visitas

site statistics PageRank

Estatistica

  • 231,637 Visitas desde 25/07/2008. Obrigado!
%d blogueiros gostam disto: