Blog do JefersonJS

Passo a Passo:Instale o Windows 7 na seu PC com Dual boot.

Posted on: 01/23/2009

Mas um capitulo do Passo a Passo. Três passos para usar seu Windows 7 sem precisar desinstalar seu sistema atual XP/Vista. Você só vai precisar de uma maquina potente com no máximo 160GB de HD e 1GB de memória só para não ter complicações.

Veja como fazer isso agora, ta esperando o que?

  • Se você não tem a configuração máxima para fazer um Dual boot, basta ter pelo menos 1GB de memoria e baixar o Virtual Box.

Você vai aprender agora a ter  múltiplos sistemas operacionais instalados no mesmo PC.

Com a distrubuição do WIndows 7 beta na web já tem gente louquinha para testá-lo. A curiosidade esbarra em um empecilho: por ser Beta está sujeito a erros, e ninguém quer comprometer sua instalação do XP ou do Vista apenas para “dar uma espiadinha” (não, não assisto BBB).

Neste tutorial feito pelo Baixaki vai ensinar uma das (muitas) técnicas para ter dois ou mais sistemas operacionais instalados no mesmo PC (e sem entrarem em conflito).

  • Primeiro passo: obtenção do Windows 7

Pode parecer um pouco óbvio, mas é necessário salientar que não basta apenas fazer o download do Win7 (pegue aqui a versão de 32 bits e aqui a de 64); por se tratar de um arquivo .ISO (formato correspondente a imagens de CD e DVD), será preciso “queimá-lo” (gravá-lo) em uma mídia virgem (pelo tamanho do arquivo, terá que ser um DVD – já que Blu-Rays ainda são escassos no Brasil) usando um programa específico para esse fim (confira aqui uma lista).

Já com seu DVD do Windows 7 em mãos, podemos ir para a próxima etapa.

  • Segundo passo: particionando seu disco rígido

Antes de iniciar a instalação do Windows 7, você precisará criar uma nova partição no seu HD: é onde o novo sistema operacional será instalado. Os métodos variam – principalmente porque o Windows Vista já vem com um sistema de particionamento integrado, e o XP não.

O artigo Como criar partições no HD elucida bem o assunto, ensinando ao usuário as técnicas de divisão – tanto para quem usa Vista quanto para quem usa XP. É uma leitura recomendada (e quase obrigatória) antes de prosseguirmos.

Uma vez que seu HD esteja particionado (importante: a instalação mínima do Windows 7 requer 16 GB de espaço livre em disco, então certifique-se de que a nova partição é maior que isso), pode-se ir para a etapa final.

  • Terceiro (e último!) passo: instalação do Windows 7

Finalmente chegamos à parte mais fácil: instalar o Win7 na nova partição. Para começar, insira o seu novíssimo disco do Windows 7 no drive de DVD e reinicie o computador. O boot via CD/DVD precisa estar habilitado na BIOS (pelo Setup, ao ligar o PC); se você nunca mexeu nisso, não se preocupe: a maioria dos PCs já vem com essa opção ativada.

Uma vez que o DVD comece a rodar, basta seguir os passos indicados pelo instalador. Mas cuidado! Na hora de escolher o tipo de instalação (Installation type), certifique-se de selecionar a opção Custom (instalação avançada) e escolher como drive de destino a partição que você acabou de criar; uma escolha errada nessa parte pode fazer com que o Win7 seja instalado no drive principal, o que significaria sobrescrever seu sistema operacional original (XP/Vista) e causar muita dor de cabeça.

win7

Depois de selecionar a nova partição como local de instalação, basta sentar e relaxar. O processo é semelhante ao dos outros Windows, com uma reiniciada aqui e outra acolá; após um tempo será solicitado que você configure algumas coisas básicas como: criar sua conta de usuário, inserir seu código de licença (semelhante a um número de série) e definir as preferências para o sistema.

Se você chegou até aqui, parabéns! Seu Windows 7 está instalado e pronto para ser testado. De agora em diante, ao ligar o computador você terá a opção de escolher com qual sistema operacional (entre Win7 e XP/Vista) deseja trabalhar.

Como remover o dual boot

Okay: você testou, fuçou e bisbilhotou o Windows 7; agora quer que seu sistema volte a ser como antes. Para remover o Win7 (e a tela de dual boot que aparece ao ligar o PC), basta seguir estes passos:

  1. Inicie seu Windows padrão (Vista/XP) normalmente;
  2. Abra o menu Iniciar;
  3. Em “Executar…” (XP) ou na própria barra de “Iniciar Pesquisa” (Vista), digite “msconfig”;
  4. Será aberta uma tela de configurações – selecione a aba “Inicialização do Sistema”;
  5. Você deverá ver duas entradas, uma para o Vista/XP (Sistema Operacional atual; Sistema Operacional padrão) e outra para o Seven: selecione a do Seven e clique no botão “Excluir” (cuidado para não apagar a entrada errada!);
  6. Terminado esse processo, você pode formatar a partição em que se encontra o Win7;
  7. Pronto! Se quiser excluir a nova partição e deixar seu HD como era antes, basta usar os mesmos métodos e programas indicados no artigo sobre a criação de partições.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

RSS Noticia do Delette.NET

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Twittada

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Categorias

Arquivos

Visitas

site statistics PageRank

Estatistica

  • 231,739 Visitas desde 25/07/2008. Obrigado!
%d blogueiros gostam disto: