Blog do JefersonJS

Tutorial – Proteja seus trabalhos na internet

Posted on: 04/15/2009

Todos sabem que na internet fica mais facil copiar e apropriar-se do material alheio, sem dar os devidos créditos. Como tudo fosse de todos. Mas se você quer ficar fora do alcance das pessoas maliciosas e proteger seu trabalho, é necessário se fazer um registro, ao usar o de outros deve-se conferir o que é autorizado a fazer e o que não é. Entretanto, o processo de se registrar uma obra original, como uma foto, vídeo, texto em blog, código de programação, música e muitos outros, ainda é uma tarefa complicada para um usuário leigo.

Para auxiliar no registro, diversos grupos criaram formas de facilitar o processo, com atalhos e ícones, deixando tudo mais simples. Existem várias entidades que fazem tais registros, como a GNU Free Documentation License, a Open Publication License e a Creative Commons. Esta é atualmente uma das mais utilizadas na web, por sua facilidade de registro.

O que é Creative Commons

Creative Commons é uma corporação que criou uma série de licenças para facilitar a legalização, em questão de direito autorial, de material original. As licenças facilitam o entendimento de que tipo de material qualquer pessoa pode reproduzir ou copiar, com ou sem fins lucrativos. Elas também ajudam o autor a classificar o que autoriza ser feito com o seu trabalho.

A obra registrada não precisa necessariamente ser feita para a web.

Como funciona
Existem basicamente quatro condições dadas ao trabalho intelectual. No site da Creative Commons pode ser vista uma versão em formato jurídico de cada tipo de licença, que foram resumidas para facilitar o entendimento.

Atribuição – Outros podem copiar, distribuir, mostrar e interpretar o material – e trabalhos derivados dele – mas apenas com os créditos da forma exigida pelo autor.

Não-comercial – Permite que outros copiem, distribuam, mostrem e interpretem o material – e trabalhos derivados dele – apenas para fins não comerciais.

Sem trabalhos derivados – Outros podem copiar, distribuir, mostrar e interpretar o material, mas apenas cópias integrais do trabalho e derivados da obra.

Compartilhamento semelhante – Outros podem distribuir trabalhos derivados, mas apenas sob a condição de que usem o mesmo tipo de licença.

Licenças
As licenças combinam as atribuições, para gerar um grupo de regras que o autor acha mais adequado à sua obra. No total, existem atualmente seis licenças.

Em todas as licenças qualquer uma das condições podem ser renunciadas pelo autor, desde que se obtenha sua permissão. Para cada novo uso ou distribuição, deve-se sempre deixar claro para outros os termos da licença da obra. Não existe obrigação de seguir restrições morais de quem criou a obra. É obrigado, em todos os casos, a dar o crédito original, da forma especificada pelo autor ou licenciante.

Como fazer uma licença
Para inscrever uma obra sob uma licença Creative Commons, é só acessar o site http://creativecommons.org e cadastrar o trabalho. Selecionando a jurisdição Brasil, é possível ver toda a documentação em português, de acordo com a lei brasileira. Lá também é possível ter acesso aos contratos jurídicos e formulários de cessão de direitos.

Leia a matéria na integra, clique aqui.

Fonte: Redação Terra

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

RSS Noticia do Delette.NET

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Twittada

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Categorias

Arquivos

Visitas

site statistics PageRank

Estatistica

  • 231,534 Visitas desde 25/07/2008. Obrigado!
%d blogueiros gostam disto: