Blog do JefersonJS

Conheça o KDE 4.2

Posted on: 04/26/2009

kde

As vezes  é bom conhecer outras plataformas de sistema operacional. O KDE e uma dos software que alem de ser gratuito é levimente parecido com o sistema operacional da Microsoft. Conheça e saiba tudo sobre este Open source.

KDE 4.2 (Codename: “A resposta”) traz uma experiência melhorada para o ambiente de trabalho, aplicações e plataforma de desenvolvimento.

No dia 27 de Janeiro de 2009. A Comunidade KDE anuncia a disponibilidade imediata de “A resposta”, (t.c.c KDE 4.2.0), mais um passo na evolução do ambiente de trabalho em Software Livre. O KDE 4.2 é desenvolvido sobre a tecnologia introduzida com o KDE 4.0, em Janeiro de 2008. Após o lançamento do KDE 4.1, voltado para usuários casuais, a Comunidade KDE está confiante em finalmente ter desenvolvido um produto adequado para a maioria dos usuários finais.

Área de Trabalho melhorada

  • Melhorias na interface de usuário do Plasma permitem organizar o seu espaço de trabalho facilmente. Applets novos e melhorados incluem um lançador rápido, informações do tempo, feeds de noticias, quadrinhos e compartilhamento de arquivos rápido via “pastebin”. Applets plasma podem ser usados agora sobre o protetor de tela, para deixar uma nota enquanto o dono está ausente por exemplo. O Plasma pode agir adionamente também como um desktop tradicional baseado em gerenciamento de arquivos. Previsualizações para os ícones de arquivos e localizações persistentes dos ícones foram adicionadas.
    O painel Plasma agora agrupa tarefas e mostra múltiplas colunas. A bandeja do sistema melhorada agora mantém sob controle tarefas longas como downloads. Notificações do sistema e também das aplicações são também agrupadas nesta área. Para salvar espaço, os ícones da bandeja do sistema agora podem ser escondidos, e todo o painel agora pode ser automaticamente escondido liberando mais o espaço de tela. Widgets podem ser mostrados tanto em painéis como na Área de Trabalho.

  • KWin oferece um gerenciamento de janelsa harmonioso e eficiente. No KDE 4.2 ele emprega fisica de movimento para oferecer uma sensação natural para os velhos e novos efeitos como o “Cubo” e a “Lâmpada Mágica”. O KWin somente habilita os efeitos em sua configuração padrão nos computadores que podem executá-los. Uma configuração mais fácil libera o usuário para selecionar diferentes efeitos como o alternador de janelas, fazendo a mudança de janelas mais eficiente.

  • Novas ferramentas de espaço de trabalho melhoram a produtividade. PowerDevil facilita a vida do usuário de portáteis trazendo uma gestão de energia moderna e não intrusiva para laptops e dispositivos móveis. Ark oferece extração e criação inteligente de arquivos, e as novas ferramentas de impressão permitem ao usuário gerenciar facilmente suas impressoras e trabalhos de impressão.

Além disso, suporte para diversas novas linguagens foi adicionado ao projeto, expandindo o número de usuários usando o KDE na sua língua nativa em aproximadamente 700 milhões de pessoas. Novas linguagens suportadas incluem Árabe, Islandês, Basco, Hebraico, Romeno, Tadjique e diversas línguas Indianas (Bengali Índia, Gujarati, Kannada, Maithili, Marathi) indicando um crescimento de popularidade nessa parte da Asia.

Aplicações avançam

  • O Gerenciamento de Arquivos tornou-se rápido e mais eficiente. O gerenciador de arquivos Dolphin agoras tem um slider para ajustar o tamanho dos ícones facilmente. Mais melhorias na interface do usuário incluem dicas de contexto com previsualizações e um novo indicador de capacidade para os dispositivos de mídia removível. Estas mudanças também foram aplicadas para os diálogos de arquivos no KDE, tornando fácil encontrar o arquivo certo.

  • A lista de e-mails do KMail foi retrabalhada por um estudante do Google Summer of Code. O usuário agora pode configurar a visualização de informações adicionais otimizando o fluxo do trabalho para cada pasta individual. Suporte para IMAP e outros protocolos também foi melhorado tornando o KMail mais rápido.

  • Navegação Web torna-se melhor. O browser Konqueror melhora o suporte para scalable vector graphics (SVG) e recebe muitas melhorias de performance. Um novo diálogo de procura torna menos intrusiva a procura dentro de páginas web. Konqueror agora mostra seus favoritos na inicialização.

Plataforma acelera desenvolvimento

  • Suporte para scripts melhorado. Widgets plasma agora podem ser escritos em JavaScript, Python e Ruby. Estes widgets podem ser distribuidos on-line via serviços web e ferramentas de colaboração on-line como OpenDesktop.org. GoogleGadgets agora podem ser usados no Plasma, e o suporte para os Mac OS X dashboard widgets foi melhorado.

  • Versões preliminares de diversas aplicações KDE para Windows e Mac OS X estão disponíveis: algumas aplicações estão nos seus estágios iniciais de qualidade, enquanto outras precisam de algum trabalho adicional no conjunto de recursos implementado. O suporte para OpenSolaris está próximo e a um passo da ser classificado como estável. E o KDE4 no FreeBSD continua evoluindo para a maturidade.

  • Assim que o Qt 4.5 estiver disponível sob os termos da LGPL, ambas as bibliotecas KDE e Qt serão beneficiadas sob os termos dessa licença mais relaxada, criando uma plataforma mais competitiva para o desenvolvimento de software.

Instalando o KDE 4.2.0

KDE, incluindo todas as suas bibliotecas e suas aplicação, estão disponíveis livremente sob os licenças livres.

O KDE pode ser obtido em código-fonte e em diversos formatos binários em http://download.kde.org e podem ser também obtido em CD-ROM ou com qualquer uma dos principais sistemas GNU/Linux e UNIX distribuídos hoje.

Alguns distribuições de OS Linux/UNIX fornecem gentilmente pacotes binários do KDE 4.2.0 para algumas versões de suas distribuições, e em outros casos voluntários de comunidades o fazem. Alguns desses pacotes binários estão disponíveis gratuitamente para download em http://download.kde.org. Pacotes adicionais binários, como também updates para os pacotes disponíveis, serão liberados nas próximas semanas.

Localizações dos pacotes. Para uma lista atualizada dos pacotes binários disponíveis e informados ao projeto, favor visitar a Página de Informações.

Problemas de perfomance com os drivers binários da NVidia são resolvidos com a última versão beta dos drivers disponíveis no sítio web da NVidia.

Compilando o KDE 4.2.0

O Código-Fonte completo do KDE 4.2 pode ser baixado livremente. Instruções de compilação estão disponíveis na Página de Informações.

Espalhe para o mundo

O time KDE encoraja todos a espalhar este lançamento para o mundo através dos serviços da Web Social. Envie artigos para websites, use canais como Orkut, delicious, digg, reddit, twitter, identi.ca. Envie capturas de tela para serviços como Facebook, FlickR, ipernity e Picasa e poste-os nos seus devidos grupos. Crie vídeos e envie para o YouTube, Blip.tv, Vimeo e outros. Não esqueça de colocar a tag kde42 no seu material, assim fica mais fácil para todos encontrarem o material, e para o time KDE compilar os relatórios de mídia deste Anuncio de Lançamento do KDE 4.2. Esta é a primeira vez que o time do KDE está tentando um esforço coordenado no uso de ferramentas sociais para a promoção do projeto. Nos ajude a espalhar a mensagem, seja parte disso!

Anúncios
Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

RSS Noticia do Delette.NET

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Twittada

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Categorias

Arquivos

Visitas

site statistics PageRank

Estatistica

  • 231,605 Visitas desde 25/07/2008. Obrigado!
%d blogueiros gostam disto: