Blog do JefersonJS

Iniciativa da Delette.NET aos Open source.

Posted on: 04/27/2009

Você já pensou em utilizar programas de relativa qualidade, que podem ter seus códigos alterados livremente e que, além disso, não possuem restrições quanto a sua distribuição? Assim são os chamados softwares livres, uma categoria de programas que você com certeza já ouviu falar por aí, ainda vai ouvir muito e que envolvem uma grande polêmica.

opensource_logo

De um lado os softwares proprietários, restritos quanto ao seu uso, distribuição e, principalmente, à sua modificação. Nesse time estão os grandes softwares pagos que são logo lembrados quando o assunto é pirataria: o sistema operacional Windows e o popular pacote de aplicativos Office da Microsoft, antivírus da Norton, grandes programas profissionais como Photoshop, Autocad e Corel Draw, entre uma infinidade de outros programas que já fazem parte do nosso dia-a-dia no uso do computador.

Com preços geralmente altos e sem muitas alternativas aos usuários que não querem dispor da quantia monetária que lhes é exigida para poder aproveitar suas funcionalidades, esses softwares são grandes alvos da distribuição e da utilização ilícita.

Do outro lado, estão softwares “open source” (do inglês, código aberto) que vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado como alternativa à pirataria e que mostram uma ideologia altamente condenada pelos grandes produtores de softwares proprietários. Entre eles estão softwares em grande ascensão como o navegador Mozilla Firefox, os sistemas operacionais Linux, o editor de imagens Gimp, o pacote de aplicativos OpenOffice, entre outros.

Mas qual é o porquê de tanta contrariedade?

Quando falamos dos chamados softwares livres, estamos falando de um software sobre o qual você tem o direito de copiar seu código, incluir alterações e usá-lo como quiser, criando novas distribuições e as adaptando aos interesses que melhor convier. Isso significa que o programa não será cobrado pelo seu direito de uso, mas somente — e eventualmente — pela sua distribuição.

Em suma, qualquer um pode utilizar o código do programa sem precisar pagar por isso, fato que vai de encontro aos interesses de empresas privadas que ganham com o comércio de tal forma de pesquisa.

No momento atual, software livre já não é mais sinônimo de “programa complicado que só programador sabe mexer” e quanto às suas funcionalidades, é verdade que muitos destes softwares ainda apenas engatinham, mas, em algumas categorias específicas, eles já se equiparam aos softwares proprietários e talvez até os superem em muitos quesitos.

No Delette.NET, você poderá encontrá-los na categoria Open source, pacotes de aplicativos, utilitários, ferramentas para desenvolvedores, editores de imagens, modeladores 3D, até Sistemas Operacionais semelhantes oa da MS e de facil uso e players de áudio e de vídeo, tudo isso gratuitamente.

Uma iniciativa da Delette.NET, para estimular a destribuição de softwares alternativos aos que são pagos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

RSS Noticia do Delette.NET

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Twittada

Erro: Assegure-se de que a conta Twitter é pública.

Categorias

Arquivos

Visitas

site statistics PageRank

Estatistica

  • 231,720 Visitas desde 25/07/2008. Obrigado!
%d blogueiros gostam disto: