Blog do JefersonJS

Em breve seu PC estará nas nuvens!

Posted on: 06/12/2009

De volta ao Cloud Computing. Essa afirmação é verdadeiramente concreta para o futuro dos computadores. Ja sabemos o conceito de computação nas nuvens, vamos saber agora para que e onde vamos usar essa tecnologia.

cloud

Algumas empresas como a Microsoft esta caminhando bem para da uma cobertura desejável para os usuários que vai usar este tipo de sistema. Em pouco tempo os concorrentes estaram brigando nas nuvens não por falta de espaço e sim por usuários.

Vamos hoje saber sobre a Computação nas nuvens da Microsoft.

Windows Azure – Em termos simples, o Azure pode ser definido como um “sistema operacional online”. Os desenvolvedores de programas poderão escrever seus sistemas utilizando as ferramentas fornecidas pelo Azure e hospedá-los nas redes corporativas, ou mesmo na web. Os usuários acessariam as aplicações utilizando somente o Internet Explorer. Ou seja, sem a necessidade de instalação local de qualquer programa adicional.

comofuncazure

Para nós, usuários finais, o Azure e a computação em nuvem representam uma revolução extremamente significativa, pois ao invés de nos preocuparmos tanto com a estabilidade do Windows devido à grande quantidade de programas instalados, poderemos nos dedicar mais a atividades realmente importantes. Ou seja, assim como no meio corporativo, teremos que nos preocupar menos com manutenção, o que deixará mais tempo livre para atividades mais importantes, ou até mais divertidas. (Baixaki)

Microsoft Office Live Workspace Um serviço extremamente similar ao Google Docs, mas com certas diferenças. O Microsoft Office Live Worskpace serve para você armazenar os seus documentos criados no Office, sejam planilhas, documentos ou apresentações em PowerPoint.

selecaoservicosmicrosoft_1

O diferencial desse serviço para sites de armazenagem de arquivos é que você pode salvar diretamente do seu Word, por exemplo, no Live Workspace. Isso porque, como o nome já sugere, esse serviço é um local de trabalho virtual. Dessa forma, você pode abrir e salvar os arquivos de onde quiser. E se precisar, é possível compartilhar com seus amigos e colegas.

Windows Live SkyDrive — O serviço funciona muito semelhante a um disco rígido. Isso porque é essa a intenção do SkyDrive. Através do acesso como se fosse à uma conta de email você entra no serviço e pode armazenar quantos arquivos quiser, sejam documentos do Office, músicas, imagens ou vídeos. Basta não passar do limite de 25 GB — generoso, não?

selecaoservicosmicrosoft_2

A vantagem é que você pode usar a sua conta do Hotmail (ou do MSN) para acessar o serviço. E, caso queira, é possível compartilhar os arquivos com os seus amigos e contatos.

Live Mesh – Acesse o seu PC de absolutamente qualquer lugar — esse é o conceito do Live Mesh. Ele é um serviço para criar acesso remoto através dele. Basta estar com o serviço conectado para que o seu computador esteja compartilhado com outro PC, Mac ou dispositivo móvel.

live

Photosynth — A Microsoft consegue trazer a ficção para a realidade com esse serviço que já apareceu até em seriados de TV. Trata-se de um serviço que permite ver imagens realmente navegando por elas. Photosynth Consiste em fotos panorâmicas mais desenvolvidas e interativas.

Windows Live PhotoZoom — Um novo conceito de visualização de imagens criado pela Microsoft, mas diferente do Photosynth. Aqui, você coloca todas as suas imagens e o serviço as processa de maneira que elas ganham efeitos de zoom intenso (Deep Zoom).

Dessa forma, você explora ao máximo cada pixel das fotos, visualizando-as com um zoom realmente incrível e poderoso. É possível criar com muita facilidade álbuns no PhotoZoom e depois embuti-los em seu site ou blog.

Live Search Maps – É uma versão virtual do Microsoft Virtual Earth, ou seja, o rival do Google Earth. Sendo assim, é possível dizer que o Live Search Maps é extremamente semelhante ao Google Maps, pois tem exatamente o mesmo objetivo: fornecer localização através de um “GPS virtual”.

Microsoft Popfly Alpha – É um serviço para aqueles que sempre quiseram desenvolver alguma coisa — jogos, aplicativos para a web, páginas e gadgets — mas acabam não conseguindo por dificuldades no desenvolvimento. Através da plataforma Silverlight (necessária para funcionar o serviço), o usuário consegue desenvolver com facilidade e depois compartilhar com os outros.

Fonte: Baixaki

Estima-se que no futuro breve (10 anos a frente ou muito menos) a Microsoft será umas das pioneiras quando se falar em “cloud computing”. A Google não sai perdendo alias ela foi umas das primeiras a lançar suas inovaçoes nesse tipo de assunto, soberemos mais no proximo post.

Anúncios

1 Response to "Em breve seu PC estará nas nuvens!"

Hey, nice post, very well written. You should write more about this. I’ll certainly be subscribing.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

RSS Noticia do Delette.NET

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Twittada

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Categorias

Arquivos

Visitas

site statistics PageRank

Estatistica

  • 231,805 Visitas desde 25/07/2008. Obrigado!
%d blogueiros gostam disto: